Curso Prático De Como Criar Um Blog De Nicho E Ganhar Dinheiro Na Internet

sábado, 27 de abril de 2013

6 Dicas Para Ganhar Dinheiro Com O Google Adsense


6 Dicas Para Ganhar Dinheiro Com O Google Adsense

Este é um “guest post” que foi escrito por Gustavo Freitas, que conhece como poucos as técnicas para monetizar seu blog com o Google AdSense. Gustavo Freitas é problogger, professor universitário e consultor em criação, desenvolvimento e monetização de sites e blogs. Você pode encontrá-lo noTwitter, no Facebook e em vários blogs entre eles o Quero Criar um Blog, o GF Soluções e a Revista Blogosfera. Apreciem seu texto e aproveitem bem as dicas!

AdSense130


Introdução

Google AdSense, programa de afiliados do Google, é um dos programas mais conhecidos e utilizados entre blogueiros. Se você é um blogueiro e ainda não ganha dinheiro com seu blog, o Google Adsense pode ser o caminho natural. Claro que você não deve acreditar que, apenas por ter um blog e ser cadastrado no Google AdSense irá ganhar dinheiro com seu blog.

Aqui fica um alerta: “dinheiro” só vem antes de “trabalho” no dicionário. Em todas as outras situações da vida é necessário, primeiro, trabalhar muito e depois colher os frutos desse trabalho, se ele foi feito da maneira correta.

Hoje, trabalho como problogger e mais de 70% dos meus rendimentos são provenientes de meus blogs através de programas de afiliados como o Google AdSense, HotWords e Cursos 24 Horas, a venda de publicidade direta e ainda a consultoria em monetização de blogs e outros assuntos relacionados a meus blogs.

Eu trabalho com o Google AdSense há 4 anos e levei quase 1 ano pra começar a ganhar algum dinheiro satisfatório. Sei que, em parte, esse tempo decorrido para ganhar dinheiro com o Google AdSense foi falta de experiência, então resolvi ir atrás e fazer uma compilação de 6 dicas para ganhar dinheiro com o Google AdSense, que deu origem a meu 1º e-book, Como ganhar dinheiro com o Google AdSense: 6 dicas testadas e aprovadas.

6 Dicas Para Ganhar Dinheiro Com O Google AdSense

Nesse artigo vou listar as 6 dicas do e-book e se você não conhecer alguma, basta fazer o download do e-book, que é gratuito, e aprender como utilizá-la em seu blog.

Dica 1 – Leia e entenda o regulamento do Google AdSense

Se você perguntar em algum grupo de blogueiros sobre o Google AdSense, muitos irão lhe dizer que ele não funciona e que agem de má fé. Um dos motivos é o cancelamento de contas. Eu conheço vários relatos de blogueiros que estavam esperando para receber e tiveram suas contas canceladas. Eu trabalho com Google AdSense há quase 4 anos e nunca tive problemas.
A dica inicial é: Leia o regulamento do Google AdSense e de qualquer outro programa que fizer parte. Quando você diz que leu e aceita aquele regulamento, terá que fazer o que está ali para não ser excluído. Agora pergunto, você conhece o regulamento doGoogle AdSense? Sabe, por exemplo, que não pode colocar anúncios do Google AdSenseno mesmo blog que tiver anúncios do UOL Afiliados? Sabe também que não pode colocar anúncios do Google AdSense lado a lado com imagens de seus artigos? Sabe que não pode clicar nos anúncios de seu blog, mesmo que realmente esteja interessado em comprar o produto ou conhecer o serviço anunciado? Sabe que não pode colocar anúncios em página que infringem as diretrizes de conteúdo do Google AdSense, como por exemplo, páginas que contenham conteúdo adulto, violento ou que promova a intolerância racial?

Esses são apenas alguns exemplos do que não se pode fazer e que podem acarretar na sua exclusão do programa de afiliados do Google.

Dica 2 - Como utilizar os critérios do Google AdSense para ganhar dinheiro

Você sabe o que são critérios do Google AdSense? Se a resposta é não você pode estar perdendo dinheiro com o Google AdSense. Os critérios são canais que permitem visualizar relatórios detalhados sobre o desempenho das suas páginas. Ao atribuir um critério a qualquer combinação de páginas, você pode acompanhar várias estatísticas sobre os seus blogs e saber, com exatidão, qual bloco de anúncios está lhe dando retorno ou não. Dessa maneira você pode fazer vários testes e obter os melhores resultados possíveis com seus anúncios.

Dica 3 - Descubra o melhor lugar do blog para colocar um anúncio

Agora que você já conhece o regulamento do Google AdSense e já criou seus critérios, está na hora de começar a fazer testes para descobrir qual o melhor local de seu blog para colocar os blocos de anúncios.

Com a ajuda dos critérios, você pode fazer inúmeros testes e descobrir qual o melhor bloco de anúncios (tamanho, cor, outros) em relação com a posição em seus artigos. Durante os testes, aconselho que exiba cada teste por, pelo menos, 7 dias.

Dica 4 - Criando relatórios para acompanhar os ganhos do AdSense
O ideal é que você se ocupe o menos possível com a questão de ganhar dinheiro com seu blog. O ponto central (e a maior parte de seu tempo) deve ser produzir conteúdo de qualidade e divulgar esse conteúdo. Se tem um conteúdo de qualidade, o ganhar dinheiro com o blog será uma consequência, pode ter certeza.
Para evitar a perda de tempo com a verificação de seus ganhos com o Google AdSense, recomendo que crie relatórios que podem ser enviados por e-mail e lhe poupar um bom tempo gasto com verificação de ganhos.

Dica 5 - Como criar excelentes blocos de anúncios

Criar blocos de anúncio é um dos passos mais importantes para se ganhar dinheiro com blogs e os blogueiros iniciantes “pecam” nessa tarefa. Ao criar um novo bloco de anúncios para seu blog, preste atenção em 5 pontos essenciais:
  1. Posição em que o anúncio ficará
  2. Tamanho do bloco de anúncio
  3. Cores do bloco de anúncio
  4. Escolha entre textos e gráficos
  5. Critério específico para cada bloco

Dica 6 - Criar canais segmentáveis

Você sabe o que é segmentação por canal? Essa é uma funcionalidade do Google AdSense pouco utilizada por blogueiros iniciantes. Com os canais segmentáveis você pode dizer para o anunciante, no momento da contratação do anúncio junto ao Google, em que posição está seu bloco de anúncios, que tipo de blog é o seu, e muitas outras informações interessantes para o anunciante como o percentual de pessoas de cada sexo que visita seu blog, a idade, e outros dados estatísticos.

Quando implementei essa dica meus ganhos aumentaram, em alguns blocos, até 100%, então é uma dica que deve ser levada em consideração.

Conclusão

Ganhar dinheiro com o Google AdSense não é uma tarefa fácil, mas possível. Espero que as dicas possam lhe ajudar a desenvolver todo o potencial de seu blog para ganhar dinheiro com ele, se for esse o seu foco.

Caso você ainda tenha dúvidas, você pode consultar também o FAQ do Google AdSense no GF Soluções.



E você, que técnicas utiliza para aumentar seus ganhos com o Google AdSense? Compartilhe conosco nos comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário